Faça o seu cadastro em nossa newsletter!

Tudo sobre pré-natal: o que é, tipos e como fazer

tudo-sobre-pre-natal-o-que-e-tipos-e-como-fazer

No período gestacional, o pré-natal é indispensável. Isso porque, quando se descobre a gravidez, é aconselhado começar imediatamente as sessões para acompanhar de perto esse período da vida da mulher.

Algumas mamães de primeira viagem podem ter dúvidas sobre o que é o pré-natal, afinal, embarcar nessa jornada, não é moleza! E também, para muitas, é comum não conhecer exatamente os caminhos que precisam seguir quando se descobre uma gravidez.

A importância do pré-natal é justamente para isso. Aconselhar a mãe sobre maternidade, avaliar em qual período a gestação está, classificar o tipo de gestação, cuidar da saúde da mãe, do bebê e muito mais!

Tudo isso, são os principais cuidados que se deve ter nas consultas de pré-natal. O acompanhamento pode ser realizado pelo SUS ou por rede privada. Continue a leitura e saiba mais!

A importância do pré-natal para a saúde do bebê

O mais importante nas consultas de pré-natal são os exames e acompanhamentos que a equipe médica terá com a mãe para entender melhor sobre a gestação e como está a saúde do bebê.

Durante o acompanhamento, é necessário avaliar tudo: pressão arterial, peso, inchaço, batimentos cardíacos fetais, observar o corpo da mãe — se existe algum sinal que possa indicar perigo –, altura uterina, carteira de vacinação da mãe, além dos exames esporádicos.

É extremamente importante saber quais exames são realizados no pré-natal, porque com eles será possível fazer a prevenção e ter um diagnóstico precoce de possíveis doenças que podem trazer risco para a gravidez.

Isso também permite um desenvolvimento muito mais saudável da gestação e, consequentemente, do bebê, levando a um trabalho de parto mais seguro e bem sucedido.

Quais os tipos de pré-natal?

Existem dois tipos de classificação da gravidez. São elas:

Pré-natal de risco habitual: é definido após o diagnóstico de uma gestação que não tem risco, ou seja, quando não é apresentado nenhum tipo de doença que poderia afetar a gestação;

Pré-natal de alto risco: é aconselhado quando existem grandes riscos de doenças ou fatores que interferem na saúde da mãe e do bebê, por exemplo, quando a mãe é hipertensa.

Quantas consultas são realizadas no pré-natal?

São recomendadas, pelo menos, seis consultas no pré-natal. Isto é, se a mãe descobre a gravidez no primeiro semestre, deve iniciar o pré-natal a partir disto, fazendo o acompanhamento de uma consulta por mês.

É importante esse acompanhamento para que a gravidez possa continuar sem nenhum risco de problemas futuros.

Acompanhe o blog da Carol e fique por dentro de todas as dicas do universo da maternidade!

Para mamães e papais, é importante estar sempre por dentro de assuntos relacionados a chegada de um novo bebê.

Por isso, a Carolina Baby se dedica em entregar o máximo de amor para mais e mais famílias, não só através dos nossos móveis, como também através de nosso blog com conteúdos informativos e de qualidade!

Quarto de Bebê Provençal Guarda Roupa 4 Portas com Gavetas Cômoda 4 Gavetas com Porta Berço Mini Cama Lisa Branco Carolina Baby


Quarto de Bebê Guarda Roupa 3 Portas com Gavetas Ariel Berço 3 em 1 Gabrielle Amadeirado Carolina Baby


Quarto de Bebê Retrô Guarda Roupa 3 Portas com Gavetas Lígia Cômoda 4 Gavetas com Porta Berço 3 em 1 Ludmila Branco com Bétula Carolina Baby