Muito antes de aprendermos sobre “Os 5 Sentidos” na escola, já colocamos em prática todos eles e mais alguns. Observamos e interagimos com o mundo à nossa volta na tentativa de descobrir como navegá-lo, e essa é uma fase maravilhosa de acompanhar!
Estimular os sentidos do bebê é uma parte crucial do desenvolvimento infantil. Hoje, trouxemos opções de como se conectar com os bebês e às crianças, além de te ajudar a descobrir como estimulamos seus sentidos e sua cognição.
Use um óleo de bebê e faça uma massagem suave no corpo do bebê. Primeiramente, isso não apenas estimula o sentido do tato, mas também promove o vínculo entre vocês. Segundo, esse hábito é estimulante, não só com os bebês, mas com crianças de todas as idades. Ele ajuda a fortalecer a conexão com você, instiga confiança e a sensação de pertencimento, não só à família, mas na vida, como um todo.
Proporcione ao bebê diferentes texturas, para sentir com as mãos e pele. como tecidos macios, pelúcias, peças de roupa, etc. Deixe-o explorar essas texturas com as mãos. Junte diferentes tecidos que possui em casa; pode-se ainda fazer brinquedos e marionetes.
Eventualmente, introduza brinquedos com diferentes texturas. Acima de tudo, brinquedos de borracha, de tecido e de plástico, além de elementos da natureza. Por fim, o bebê poderá tocar e experimentar!
Use tintas atóxicas e deixe o bebê explorar a textura e a temperatura da tinta com as mãos. Coloque um papelão ou vários tipos de papel no chão para o bebê explorar o espaço e suas possibilidades! Isso é uma experiência sensorial divertida.
Permita que o bebê brinque com água em uma bacia, use brinquedos flutuantes e diferentes recipientes para derramar água de um lugar para outro.
Toque diferentes tipos de música suave. Por exemplo, cante canções de ninar, toque sons ambientes ou da natureza. Tais como,“barulho de chuva”, ou ainda, forneça brinquedos que façam sons. Como resultado, isso estimula o sentido da audição.
Sob o mesmo ponto de vista, coloque um espelho seguro, perto do bebê. Dessa forma, ele poderá ver seu reflexo, e isso ajuda, tanto no desenvolvimento da consciência corporal, como em sua cognição como um todo. Se o bebê já senta, engatinha ou anda, faça movimentos em frente ao espelho e observe-o te imitar! Isso estimula os neurônios-espelho e a capacidade cognitiva da criança, além de trabalhar a empatia desde cedo.
Veja o comentário do professor Luli Radfahrer em coluna para o Jornal da USP sobre o que são neurônios-espelho: “Uma criança de 3 anos de idade repete praticamente tudo o que um adulto relacionado ao seu ambiente faz […]. O colunista também cita adultos, que, ao estarem aprendendo um idioma estrangeiro, repetem determinadas frases para assimilar o que estão ouvindo. A utilização deste sistema é refletido na passagem do tempo através dos mitos, religião e também em propagandas luxuosas, em que vemos pessoas saudáveis (geralmente famosos) usando aquele determinado item de luxo”.
É interessante permitir que o bebê explore diferentes fontes de luz suave. Isso pode ser feito com uma lanterna ou brinquedos que projetam luzes coloridas.
Introduza o bebê a diferentes cheiros suaves, como flores, frutas ou especiarias. Use óleos essenciais suaves ou sachês.
Lembre-se sempre de supervisionar o bebê durante essas atividades e garantir que todos os materiais sejam seguros e adequados para a idade. Do mesmo modo, cada bebê é único. Nesse sentido, observe as reações e preferências individuais do seu pequeno. Conforme aguça sua percepção, ele explora o mundo ao seu redor!
Automated page speed optimizations for fast site performance