Os primeiros dentes do bebê são um marco importante no desenvolvimento da criança, gera muitas expectativas e curiosidade, mas também é uma fonte de preocupação para as mamães.
É claro que ver o nosso bebê desconfortável e até com aquela dorzinha incômoda é bem ruim, mas não precisa entrar em pânico. Existem maneiras bem simples de identificar os sintomas desde o início e já começar os cuidados para aliviar a dor de dente do bebê.
Além de ser uma fase importante para o bebê, o surgimento dos primeiros dentes também representa uma nova etapa na rotina das mamães, que agora precisam iniciar a higiene bucal dos filhos e estar atentas à alimentação, evitando alimentos açucarados e estimulando o consumo de frutas, verduras e alimentos ricos em cálcio.
Mas não se preocupe, com paciência e cuidado, essa fase pode ser encarada de forma tranquila e positiva, fortalecendo ainda mais o vínculo entre mãe e filho. Vem com a gente aprender como se preparar para ele!
O processo de nascimento do dente dos bebês pode variar de criança para criança, mas o mais comum é que os dentes do bebê nascem por volta dos 6 meses de idade.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é comum que os primeiros dentes a aparecerem sejam os incisivos centrais inferiores, por volta dos 6 a 10 meses de idade. Em seguida, os incisivos centrais superiores costumam nascer, entre os 7 e os 12 meses. Depois disso, é a vez dos incisivos laterais superiores e inferiores, entre os 7 e os 13 meses.
Os primeiros molares superiores e inferiores costumam nascer entre os 12 e os 19 meses, seguidos pelos caninos superiores e inferiores, que aparecem por volta dos 16 a 23 meses.
Por fim, os segundos molares superiores e inferiores surgem entre os 20 e os 33 meses. Lembre-se de que essas são apenas estimativas e que o importante é estar atenta aos sinais do seu bebê e acompanhá-lo nessa fase tão importante do seu desenvolvimento!
Quando os dentinhos do bebê estão nascendo é normal notar uma certa irritabilidade na criança, afinal, essa fase pode ser dolorosa e desconfortável. Esse desconforto também pode atrapalhar na qualidade do sono e no apetite do bebê, o que pode deixá-lo ainda mais irritadinho. Neste período podem acontecer episódios de febre e até diarreia.
Outro sintoma bastante comum é o inchaço das gengivas, que ficam mais vermelhas e a bochecha corada, além dele produzir mais baba que o normal, o que pode causar até uma irritação na pele perto da boquinha do bebê.
Para aliviar o desconforto do seu bebê, você pode massagear suavemente as gengivas com os dedos limpos ou uma gaze úmida e oferecer objetos frios, como mordedores de borracha ou alimentos gelados, como o picolé de leite materno. Ah, a amamentação é uma das melhores maneiras de estimular o nascimento saudável dos dentinhos.
É importante também manter a higiene bucal do bebê desde cedo, limpando a boca com uma gaze ou fralda umedecida em água após cada refeição. Com cuidado e carinho, você ajudará seu bebê a passar por essa fase tão importante de forma tranquila e saudável.
Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando o Blog da Carol porque sempre trazemos dicas sobre maternidade para te inspirar e ajudar a cuidar de quem você tanto ama com muito amor!
Até nosso próximos post!