Acompanhar o crescimento dos filhos é uma das experiências mais gratificantes para os pais. Entender quais são as fases do desenvolvimento infantil pode contribuir para que os papais e mamães contribuam com o processo.
O desenvolvimento infantil consiste na evolução das capacidades das crianças em realizar atividades cotidianas. Atualmente, um dos métodos mais conhecidos para abordar o tema são os 4 estágios de Piaget.
Jean Piaget foi um psicólogo e biólogo suíço, nascido na década de 1890, que dedicou-se ao conhecimento sobre o desenvolvimento cognitivo infantil. Piaget dividiu as fases do desenvolvimento infantil em 4: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
A Carolina Baby te explica quais são estas fases e como identificá-las para estimular o desenvolvimento dos seus filhos.
A fase sensório-motor acontece entre os dois primeiros anos de vida da criança. Neste período, as capacidades infantis estão voltadas à concentração nos movimentos e sensações. Este é o momento do desenvolvimento da coordenação motora da criança.
No estágio sensório-motor a criança entende que pode esticar os bracinhos e pernas para alcançar objetos, por exemplo. Os bebês adquirem consciência do impacto que seus movimentos têm no ambiente, como jogar objetos no chão.
A fase pré-operatório é identificada entre os 2 e 7 anos da criança. O momento dos “porquês” e do “faz de conta”. Este período abriga o desenvolvimento dos pensamentos e da lógica dos pequenos.
Além disso, o estágio também se refere ao egocentrismo dos pequenos. No pré-operatório, as crianças ainda acreditam que os acontecimentos giram em torno delas.
A fase operatório concreto está entre os 8 e 12 anos. O estágio consiste no período em que o desenvolvimento infantil se expande às regras sociais e senso de justiça. É neste momento que a criança passa a ser capaz de compreender normas e pensar de forma lógica e concreta.
O estágio operatório formal tem início a partir dos 12 anos da criança. Aqui, os filhos passam a ter capacidade de compreender o mundo a partir de experiências de outras pessoas e situações hipotéticas.
Neste período, o desenvolvimento cognitivo atinge o estágio de elaborar hipóteses, fazer deduções, compreender teorias e analisar o mundo criticamente. Os pais podem compreender este momento como o da “criança respondona”, já que os filhos passam a questionar mais os pais.
As fases do desenvolvimento infantil podem ser estimuladas pelos pais. Estes estímulos consistem em realizar atividades dentro de cada estágio. Confira quais atividades podem ser realizadas dentro de cada fase para contribuir com a evolução dos filhos.
Conforme vimos, o desenvolvimento infantil pode ser estimulado desde os primeiros meses da criança. Por isso, é importante não apenas realizar atividades como também propor espaços que possam estimular o desenvolvimento infantil.
Neste contexto, o método Montessoriano pode ser um aliado das crianças. O conceito se baseia em incentivar um aprendizado através de práticas que estimulem a criatividade e a liberdade das crianças em suas primeiras fases de desenvolvimento.
A cama montessoriana é um exemplo de móvel que contribui para estimular o desenvolvimento infantil. As camas possuem uma altura próxima ao chão, possibilitando que a criança possa subir e descer sem precisar de um adulto.
Este móvel pode contribuir com o desenvolvimento da autonomia e liberdade das crianças.
A Carolina Baby oferece uma cama montessoriana para garantir que o seu filho seja estimulado. Nos preocupamos com o crescimento dos seus pequenos e com a educação infantil.
Acesse o nosso site e confira opções de camas montessorianas disponíveis para que o seu filho desenvolva a autonomia. Confira também outros conteúdos relacionados ao cotidiano da sua família no blog da Carolina Baby.
Automated page speed optimizations for fast site performance