Faça o seu cadastro em nossa newsletter!

Entenda a importância do exercício físico na gravidez

Entenda a importância do exercício físico na gravidez

Para as mamães que desejam ter uma gravidez mais leve e saudável, se exercitar durante a gestação pode ser uma boa escolha!

Os benefícios do exercício físico na gravidez são capazes de ajudar durante a gestação e podem favorecer também durante o parto, além de muitas outras vantagens.

Se a dúvida principal era se pode ou não realizar atividades físicas na gravidez, a resposta é: sim. Porém, com algumas cautelas e restrições.

O mais importante é ter a aprovação e consentimento do seu médico obstetra para proceder com a prática de exercício físico na gravidez. Com a liberação, podemos seguir com as melhores opções de exercício para grávida e falar de seus benefícios. Segue o fio!

Benefícios do exercício para a gestante e o bebê

Há de se dizer que grávidas não podem realizar exercícios físicos na gravidez, mas isso se limita apenas para gestações de risco ou descolamento da placenta, quando o mais recomendado é repouso absoluto.

No geral, a prática dos exercícios podem trazer inúmeros benefícios para a gestação, ajudando a reduzir riscos de:

  • Depressão na gestação;
  • Ganho de peso excessivo;
  • (HG) Hipertensão arterial gestacional;
  • (PE) Pré-eclâmpsia;
  • (DMG) Diabetes melito gestacional.

 

Praticar exercícios leves, com aeróbico, pode trazer benefícios significativos para a mamãe. A espera de um bebê pode ser tensa e preocupante, que tal aliviar a mente fazendo o melhor para seu corpo? A prática pode aliviar tensão, evitar riscos gestacionais, deixar a mãe mais saudável e disposta, auxiliar no parto e muito mais.

Quais exercícios são recomendados para gestantes?

Na busca dessa gestação mais saudável e leve, o melhor a se fazer é pesquisar os exercícios mais recomendados por médicos nessa fase tão importante.

Por isso, separamos uma lista com as quatro melhores opções de exercícios que podem ajudar 一 e muito ー as mamães que querem iniciar essa nova jornada.

Pilates

O pilates pode ser uma boa opção se deseja melhor postura corporal, afinal, na gestação, várias mamães passam por essa tensão de ter dores nas costas.

Também auxilia diretamente na musculatura corporal, promovendo melhor consciência corporal e também vai te ajudar naquela incontinência urinária que pode atrapalhar muito no dia a dia.

Além do bem-estar da mãe, a prática desse exercício é capaz de deixar o bebê mais calmo e tranquilo!

Yoga

O Yoga é a atividade perfeita se a ideia principal é se alongar e ter mais flexibilidade. É o exercício perfeito para acalmar, já que ele também age diretamente no combate à ansiedade e o estresse.

O exercício para grávida mais procurado pelas mamães que querem passar uma gestação mais tranquila, além de ter exercícios personalizados para grávidas, pode ser uma escolha acessível e prática.

Hidroginástica

Hidroginástica é perfeito para promover melhora nas articulações. Então, se você está precisando aliviar o peso nas costas, dores nas pernas e inchaços nos pés, essa pode ser uma boa opção.

Combina perfeitamente aeróbico com resistência, e os exercícios na água aquecida auxiliam na capacidade cardiovascular, respiratória, relaxamento, alívio nas articulações e a água diminui o peso da barriga. Perfeito, não é?

Caminhada

A caminhada pode ser uma boa escolha para as mamães que têm mais tempo livre, uma vez que sua prática é indicada até cinco vezes por semana, mantendo o limite de duração de30 minutos.

É ideal para quem já praticava exercício físico antes da gestação e também para quem deseja começar nesse período. É uma atividade tranquilizante, que vai te ajudar a evitar problemas gestacionais e se livrar do estresse, acalmando o corpo e mente.

Confira mais dicas para mamães no blog da Carolina Baby

Ser mãe é uma tarefa desafiadora desde o início da gestação. Por isso, a Carolina Baby trabalha com muita dedicação e amor, sempre buscando tornar essa jornada mais leve para muitas mamães.

Preparamos conteúdos e muitas dicas que podem te ajudar demais, tanto na fase da gestação, quanto no pós parto. Você não está sozinha! Acompanhe o blog Carolina Baby para ter mais dicas e tirar mais dúvidas!