Faça o seu cadastro em nossa newsletter!

Conheça os tipos de parto e qual a melhor opção para você e seu bebê

mulher dando à luz numa sala de hospital com médicas e o marido ao lado

Escolher o tipo de parto que a mãe mais se identifique, se sinta confortável e que seja seguro para ela e para o bebê é uma das melhores maneiras de tornar ainda mais especial o momento da chegada de mais um membro para a família.

Se você é uma dessas mamães que está ansiosa e cheia de expectativas, venha com a gente! Vamos explorar juntas os diferentes tipos de parto e seus benefícios, assim fica mais fácil fazer uma escolha consciente e informada. Vamos lá?

Quais os diferentes tipos de parto

Podemos dizer que, num geral, existe o parto vaginal – aquele em que o bebê nasce pelo canal vaginal e sem procedimentos cirúrgicos – e a cesárea, um procedimento cirúrgico em que o bebé é retirado do útero através de um corte na parede abdominal e uterina da mãe, que é indicado em casos de complicações ou riscos para a mãe/bebê ou por escolha mesmo da mãe.

Mesmo dentro dessas classificações existem diferentes tipos de parto, cada um com suas características. Confira a seguir!

Parto normal

No parto normal todo o processo é natural e espontâneo e o corpo da mulher, em determinado momento da gravidez (geralmente entre a 37ª e 42ª semana), começa a dar sinais e entra em trabalho de parto espontaneamente.

Ele inicia com contrações que vão aumentando gradativamente e ficando mais frequentes e doloridas. A vagina vai dilatando até que o corpo esteja pronto para que o nascimento aconteça. É um tipo de parto que exige bastante força da mãe, mas com uma recuperação mais leve após.

É possível, no parto normal, o uso de medicações para ajudar a induzir as contrações e anestesias para reduzir as dores e maiores desconfortos.

É importantíssimo que durante o pré-natal a pessoa ginecologista que te acompanha faça a avaliação das suas condições e do bebê para saber se essa é a melhor opção.

Parto humanizado

O parto humanizado é uma forma especial e respeitosa de trazer o seu bebê ao mundo. Nele, você será a protagonista desse momento único, com todo o cuidado e atenção que você merece.

Os profissionais de saúde e a doula envolvidos no parto humanizado estão treinados para oferecer um cuidado individualizado, mais próximo e afetuoso. Você poderá contar com técnicas de relaxamento, massagem e outras opções não medicamentosas para ajudá-la a lidar com as dores do parto.

Essa opção não exclui a possibilidade de intervenções médicas, se necessárias, mas busca minimizar as práticas invasivas e respeitar as suas escolhas e necessidades.

Parto na água

O parto na água usa água morna (pode ser em uma piscina ou banheira, por exemplo) para aliviar as tensões do corpo e dilatar o colo do útero, tornando o parto mais rápido e menos doloroso para algumas mulheres.

Cesárea e cesárea humanizada

A cesárea é o procedimento cirúrgico feito para retirar o bebê do útero da mãe, um dos métodos mais realizados, que traz mais comodidade para as mamães que conseguem agendar uma data e se programar melhor. A recuperação pode ser mais lenta, por conta da cirurgia.

A cesárea humanizada é uma forma mais respeitosa e acolhedora de realizar a cirurgia, levando em conta as escolhas e necessidades da mãe e do bebê.

Prepare-se durante a maternidade com conteúdos exclusivos

Agora que você aprendeu um pouquinho mais sobre os tipos de parto, você pode continuar no Blog da Carol e ver mais conteúdos sobre maternidade, para tirar todas suas dúvidas e aliviar qualquer tensão durante esse momento tão especial: a espera pela chegada do bebê.

Ah e não deixe de ver nossas opções de móveis infantis para preparar o cantinho onde toda essa história vai acontecer e seu bebê vai crescer e se desenvolver! Até o próximo post.