O uso de telas na infância é um tema muito abordado entre pais e mães que, muitas vezes, não sabem como orientar seus filhos sobre o uso de aparelhos eletrônicos de maneira correta.
A tecnologia tem crescido cada vez mais e feito parte desde cedo do mundo dos pequenos que sempre muito curiosos e ansiosos, tendem a se encantar com celulares, tablets e demais instrumentos ligados à internet.
Muitas dúvidas podem surgir em relação ao uso, tempo e como direcionar seus filhos sobre a utilização consciente. Pensando nisso, a Carolina Baby preparou um texto para explicar as vantagens e desvantagens das telas na infância!
O primeiro ponto para orientar seu filho da forma correta sobre o uso das telas na infância é entender que você precisará apoiá-lo e, muitas vezes, isso inclui determinar regras e observar comportamentos.
É sempre importante ressaltar de forma didática sobre perigos que possam surgir na internet conforme a criança vá aprendendo sobre esse novo mundo.
Durante essa trajetória, cabe aos pais manter as crianças seguras por meio da responsabilidade, e orientá-los de modo que os mesmos não sintam medo e possam falar caso surjam quaisquer tipos de situações desagradáveis no universo virtual.
O uso de telas na infância conta com diversas vantagens que podem ajudar as crianças em seu processo de evolução e reconhecimento do mundo.
Além disso, uma grande ajuda é o aprendizado através de conteúdos explicativos. Basta pensar que após seu filho voltar de um dia de escola e ainda existam dúvidas relacionadas a um exercício, o mesmo pode pesquisar sobre na internet.
O entretenimento também se torna um benefício, pois é possível assistir filmes e séries educativos (lembrando que a maioria das plataformas de streaming permitem monitorar aquilo que as crianças assistem).
É preciso prestar atenção às desvantagens que envolvem o uso de telas para crianças, pois o seu uso em excesso ou mal uso podem prejudicar o desenvolvimento da criança e gerar riscos prejudiciais.
Exposição de dados e imagem pessoal, isolamento, uso indevido de opções de pagamento e outras situações podem causar danos irreversíveis por conta do uso das telas.
Além disso, muitos adultos podem agir com maldade ao perceberem que há uma criança por trás de uma tela, o que tem se tornado cada dia mais comum.
É cada dia mais essencial fornecer a orientação correta aos pequenos e tornar o ambiente virtual o mais cômodo e seguro possível.
Uma dica importante é sempre deixar o aparelho eletrônico na sala ou visível para os familiares a fim de evitar os perigos das telas na infância. Além disso, estar atento a possíveis sites e bloqueá-los também é uma boa dica.
A tecnologia não é um vilão de filmes de heróis, pelo contrário, contribui e muito com o desenvolvimento do bebê e da criança. Por isso, é fundamental saber equilibrar o seu uso. Defina com seu filho limites de horário e dias de acordo com a sua idade e também conforme achar melhor e necessário.
O aprendizado do seu filho também é uma etapa importante de nossa trajetória. Por isso acreditamos que com responsabilidade e amor é possível promover um maior desenvolvimento na infância.
Se quiser mais conteúdos educativos, acesse a página inicial do nosso blog e confira!
Automated page speed optimizations for fast site performance