Faça o seu cadastro em nossa newsletter!

Saiba como montar um quarto para a chegada do seu bebê

como-montar-um-quarto-de-bebe-com-moveis-carolina-baby

Você recebeu a notícia mais importante da sua vida: temos um bebê a caminho! A partir daí a nossa mente já fica pensando em cada detalhe, principalmente em como montar o quarto de bebê.

Pensar nos melhores móveis, nas cores e na decoração deixa qualquer família mais ansiosa e faz parte deste novo mundo que todos vão passar a descobrir.

Para te ajudar a montar esse cantinho tão especial na casa, a Carol traz dicas infalíveis para deixar tudo bonito, aconchegante e seguro para a chegada deste serzinho tão especial. Mergulhe neste sonho com a gente! Vamos lá?

Por que é importante pensar na montagem do quartinho?

Fazer um planejamento para montar o quarto do bebê é super importante para separar as ideias, colocá-las no papel e fazer com que elas aconteçam de fato. São tantos detalhes, que, imagine só você ter que lembrar tudo de cabeça?

Sem contar que com o planejamento em mãos é mais fácil seguir o cronograma e evitar gastar mais do que deveria. Ou pior: se por acaso o bebê chegar um pouco antes do previsto, você não corre o risco dos móveis nem terem chego ainda.

Então vale a pena elaborar um bom planejamento e seguir cada etapa tranquilamente, sem maiores surpresas.

Etapas para a montagem do quarto de bebê

Bom, agora que você já sabe que planejar é importante, é preciso fazê-lo por etapas, assim fica mais tranquilo organizar as ideias em cada uma delas e colocar a mão na massa.

Para não ter erro, nós vamos te ajudar com as etapas. Vem com a gente!

Selecione o espaço/cômodo na casa

Primeiro de tudo é preciso decidir qual o espaço ou cômodo da casa será usado para montar o quarto do bebê.

Dê preferência para locais com boa iluminação, de preferência natural, e um pouco mais longe de barulhos que possam incomodar e atrapalhar o soninho dos pequenos.

Hora de pensar na estrutura e móveis

Com o espaço definido é hora de pensar como será a estrutura do quarto e a disposição dos móveis nele, para tornar o dia a dia dos pais mais prático, garantir a segurança e o pleno desenvolvimento do bebê.

Evite posicionar o berço, por exemplo, perto de janelas para evitar possíveis acidentes quando ele começar a crescer e ficar em pé, então é melhor colocá-lo em uma parede livre.

Muitos pais costumam aplicar o Feng Shui no quarto infantil, que organiza os móveis de maneira harmônica e ainda ajuda a levar boas energias para ajudar no desenvolvimento do bebê.

Decoração: hora de ser criativo e funcional!

Um dos momentos mais esperados é pensar no estilo de decoração para o quartinho do bebê. Faça uma pesquisa sobre os estilos e veja qual combina mais com seu gosto.

Mas não se prenda a isso, porque o quarto não precisa ter um tema específico. Você pode brincar com a decoração da parede, usar cores das estações do ano, formatos geométricos e ir adaptando conforme a idade da criança.

Uma boa saída é comprar um conjunto de móveis para o quarto do bebê, com peças que combinam entre si e já criam uma harmonia no espaço, daí você só precisa pensar na cor das paredes e dos acessórios.

Dia da chegada: o momento mais importante

Nós já temos na mente o cômodo que vamos usar, como vamos posicionar os móveis e o estilo de decoração, agora é fazer a programação da compra dos móveis para a chegada dos móveis.

É importante se programar com antecedência para que os móveis cheguem a tempo e, caso tenha algum problema, ainda dê para correr atrás.

Busque por fornecedores de qualidade e que tenham experiência no mercado, além de garantir a segurança dos móveis que vão acompanhar o crescimento do seu bebê.

Inclusive a Carolina Baby tem tudo isso e muito mais: somos motivados em levar amor e carinho em forma de móveis para a sua família. Nós amamos e você precisa conhecer as vantagens que oferecemos.

Adaptação: entender o que deu certo e o que pode mudar

Após a chegada e montagem dos móveis, é importante separar um tempo para verificar se o quarto está realmente funcional e vai atender às expectativas no dia a dia de convivência entre pais e o novo membro da família.

Avalie cada espaço, como os móveis ficarão dispostos, se está tudo bastante seguro e se ainda não estiver do seu agrado, vale a pena mudar.

Pense bem e se precisar mudar algo, a hora é agora!

É preciso contratar um arquiteto para montar o quarto do meu bebê?

Contar com a ajuda de um profissional de arquitetura pode fazer toda a diferença na hora de montar o quarto do bebê, porque ele é a pessoa mais indicada para te dar dicas de decoração, ajudar a escolher a melhor disposição dos móveis e criar um ambiente em perfeita harmonia.

Vantagens de planejar o quarto do bebê com um arquiteto

Contar com a ajuda de um arquiteto para planejar o quartinho do bebê é uma mão na roda e você não vai precisar se preocupar com detalhes técnicos como medidas dos móveis, cores que combinam entre si e maior adaptação ao ambiente.

Além disso, um arquiteto saberá organizar o quarto de forma que a prioridade seja a segurança do seu filho, ao mesmo tempo que deixará o espaço agradável para o desenvolvimento saudável dele.

Como montar um quarto de bebê: 6 móveis que não podem faltar

Chegamos na hora de pensar em quais móveis são indispensáveis para deixar o quartinho do jeito que você quer, oferecendo conforto e bem-estar para o seu pequeno. Nós fizemos uma listinha para te ajudar:

Berço

Começamos com o móvel principal do quarto do bebê. Existem diferentes tipos de berço no mercado e alguns itens são importantes na hora de escolher o parceiro de soneca do seu bebê:

  • Avalie a durabilidade e qualidade do material que ele é feito;
  • Tire as medidas do espaço e veja se bate com as do berço, para adaptação perfeita;
  • Verifique as qualificações, se ele possui selo INMETRO de segurança;
  • Fique de olho na distância das grades, para evitar que o bebê passe por elas.

Uma super tendência é escolher por modelos de berço multifuncional, que podem virar uma cama montessoriana e acompanhar o crescimento do seu bebê ao longo do tempo. É uma forma de economizar em compras a longo prazo.

Cômoda

Outro item que não pode faltar no quarto do bebê é a cômoda. Dê preferência para modelos que tenham espaço para usar como trocador, é uma ótima maneira de otimizar espaço.

Pense nas medidas do quarto, com a de outros móveis e na altura da cômoda para que o dia a dia dos papais e das mamães sejam mais práticos e sem dores. Essas são boas dicas para escolher a cômoda do bebê.

Guarda-roupas

Se couber no quartinho do bebê, contar com um guarda-roupas infantil será perfeito.

O guarda-roupas pode acompanhar a criança por muito tempo, então, para escolher o modelo ideal, vale a pena pensar em cores neutras, que são fáceis de combinar com decorações futuras.

Ah, se conseguir optar por guarda-roupas com mais portas conseguirá aproveitar o espaço para armazenar itens como fraldas, brinquedos e o que mais possa atrapalhar na circulação do quarto.

Poltrona para amamentação

O momento da amamentação é mágico e super importante para a saúde do bebê, da mãe e do vínculo entre os dois. E contar com uma poltrona para amamentação pode deixar tudo mais confortável e tranquilo para a mamãe.

Na hora de escolher a poltrona, veja se ela mantém as costas e a lombar na posição correta, para evitar desconfortos. Assim como os outros móveis, fique de olho no tamanho para ver se cabe certinho no quarto do bebê, sem atrapalhar a circulação.

Uma boa dica é tentar experimentar a poltrona antes, mesmo se for comprar pela internet. Veja algum lugar com o modelo parecido e teste como é sentar e levantar, para garantir toda segurança possível. Ah e não deixe de avaliar o conforto, já que ficará bastante tempo com ela durante o crescimento do bebê.

Mesa de apoio

A mesinha de apoio perto da poltrona de amamentação ajuda a mamãe a apoiar acessórios que ela precisa durante a amamentação, como copos, garrafinhas de água e a mamadeira do bebê.

Não tem muito segredo na hora de escolher a mesinha, ok? Apenas fique de olho no tamanho, quanto menor melhor, ainda mais se o quarto do bebê for pequeno.

Se você quiser utilizar mais a mesinha no futuro, escolha cores neutras, assim ela vai combinar facilmente com o restante da decoração, independente do estilo.

Guarda brinquedos

Um item indispensável para ajudar na organização do quarto do bebê é o guarda brinquedos, para evitar deixar tudo espalhado após os momentos de diversão com os pequenos.

Se o quarto for pequeno a própria cômoda ou guarda-roupas pode ter um espaço para isso, mas se não for o caso, o guarda brinquedos pode resolver o problema.

Extra: O que é preciso ter no enxoval do bebê?

Além dos móveis, existem alguns itens essenciais e que não podem faltar no enxoval do bebê. Na hora de preparar, não esqueça de incluir:

  • Fraldas;
  • Toalhas;
  • Lenço umedecido;
  • Roupinhas para o bebê, como toucas e luvas, meinhas, conjuntos de maternidade, body;
  • Pomadas;
  • Hidratantes;
  • Talco;
  • Carrinho de bebê;
  • Canguru para passeio;
  • Entre outros.

E a decoração? Como decorar quarto de bebê

Existem dois itens que vão determinar a decoração do quarto do bebê: o gosto pessoal e o orçamento disponível.

Existem pessoas que preferem escolher um estilo de decoração, algo mais vintage ou mais moderno, por exemplo, ou ir pelas cores, com algo mais em tom pastel ou cores mais vivas. Você pode escolher por temas específicos também como times de futebol, safari, céu e suas nuvens…

O que você não pode deixar de lado e abrir mão é que o espaço seja bem iluminado e arejado e livre de qualquer tipo de organismo que possa prejudicar a saúde dos pequenos, como mofos, fungos ou bactérias.

Existe diferença entre quarto de menino e quarto de menina?

Em questão de organização e móveis, não existe diferença. O que pode diferenciar a decoração para quarto feminino e masculino são as preferências entre as cores. Hoje em dia a escolha é mais livre, mas há ainda que prefira usar as cores rosa e azul para definir o quarto de menina e de menino, respectivamente.

Quarto de menino

Os quartos masculinos podem levar diferentes tons de azul, vai muito do gosto pessoal. Uma boa dica é criar um ambiente neutro e usar elementos coloridos, para manter um clima leve, sem cores muito quentes que podem deixar o bebê disperso e até prejudicar seu sono tranquilo.

Além das cores, vale utilizar símbolos que remetem à diversão para deixar o quarto lúdico e gerar identificação com a criança desde os primeiros dias como bichinhos de pelúcia, almofadinhas coloridas, formatos animais, etc.

Quarto de menina

Há quem prefira que os quartos de menina sejam mais delicados, para esses casos vale apostar em tons pastéis nas cores amarelo, rosa e, por que não, tons de vermelho bem clarinho.

Mas nada impede de utilizar outras cores e fazer do espaço um lugar divertido para as meninas.

Quartinho neutro

Não tem problema se você preferir deixar o quarto mais neutro. Cores como branco, amarelo, off white, nude são exemplos que funcionam bem nesses tipos de quartos.

Bebês gêmeos: o que muda na montagem do quarto?

No caso de gêmeos, você pode seguir o modelo tradicional de cores combinando, tanto na decoração quanto nos móveis ou pode brincar com cores diferentes, como deixar um berço de cada cor ou fazer a decoração da parede diferente para cada bebê.

Planeje bem a disposição dos móveis, principalmente se o quarto for menor. Para deixar tudo prático, uma alternativa é posicionar os berços na mesma parede lateral.

Quarto de bebês junto com os pais: é ou não uma boa ideia?

Se você não tem um espaço exclusivo para o quarto do bebê, fazer o quarto compartilhado com os pequenos é uma alternativa interessante. É uma prática bastante prática, inteligente e econômica.

Nesses casos opte por móveis mais compactos para não deixar o ambiente totalmente apertado e que, de preferência, que conversem entre si, para a decoração não ficar confusa.

Outra dica importante é tentar dividir o espaço para deixar claro qual é o espaço da criança e do adulto.

7 dúvidas comuns sobre quarto de bebê respondidas pela Carolina Baby

Nós sabemos que o momento de montar o quarto do bebê gera muitas dúvidas, principalmente para papais e mamães de primeira viagem. Mas não se preocupe, com os anos de experiência que a Carolina Baby possui, nós respondemos a seguir as principais dúvidas. Confira!

Quando começar a arrumar o quarto de bebê?

É importante começar a se programar desde os primeiros meses de gravidez, para evitar ter maiores preocupações nos meses finais de gestação, em que a mamãe geralmente está mais cansada, precisará conciliar tudo com consultas médicas, além de cuidar de detalhes menos cansativos.

É muito importante se preparar para comprar os móveis do quarto de bebê até a 36ª semana de gravidez, ok? Após esse período, a mamãe provavelmente estará se sentindo mais cansada.

Quanto custa montar um quarto de bebê?

O preço médio para tirar o quarto do bebê do papel varia bastante de acordo com o orçamento, tamanho do quarto e dos itens que você precisará mexer.

Leve em consideração todos os gastos: mobiliário, pisos, cortinas, tapetes, papel de parede e tudo mais o que for necessário mexer. Entre os principais itens como cômoda, guarda-roupas e berço o valor pode chegar até R $15.000,00.

Por isso procure por fornecedores de qualidade e que ofereçam um melhor custo benefício, porque às vezes uma grande economia pode não ser sinônimo de segurança.

Como deixar o quarto do bebê mais aconchegante?

Manter o ambiente bem organizado é uma das maneiras de deixar o quarto do bebê mais aconchegante, junto com a combinação correta de cores do espaço.

Optar por cores com tons mais claros para as paredes e móveis ajuda a manter o espaço tranquilo e oferecer maior conforto para a mamãe e o bebê. A iluminação natural do dia dá um toque especial.

Como arrumar o quarto do bebê com pouco dinheiro?

Nem sempre teremos o melhor orçamento na hora de montar o quartinho do bebê, mas criatividade e força de vontade podem fazer a diferença nesses momentos.

Defina o tema da decoração e abuse de nichos decorativos para ornamentar as paredes e não custam caro. São bem práticos e podem ser mais um lugar para colocar as coisinhas do bebê.

Outra opção mais em conta é utilizar tapetes em EVA ou papéis de parede para dar uma outra cara para o ambiente. Complete o espaço com quadrinhos decorativos, que também são uma opção com baixo custo e que deixam qualquer espaço mais bonitinho.

Como organizar as coisas do bebê no quarto dos pais?

É importante ter definido o cantinho do bebê separado dos pais, apesar de ser no mesmo ambiente. Esse é o ponto principal para não se perder a individualidade.

Em quartos maiores, dá para separar o ambiente com uma cortina ou até mesmo com um móvel como o guarda-roupas.

Tenho pouco espaço: como montar um quarto de bebê pequeno?

Para espaços menores, aposte em cores claras na decoração porque elas ajudam a dar uma sensação de amplitude no ambiente. Outra dica é escolher apenas móveis essenciais, que se encaixam no local escolhido para o quarto do bebê.

Vale a pena escolher móveis multifuncionais, que podem ser aproveitados para mais de uma atividade, como uma cômoda com trocador ou berço com gavetas e porta lateral.

Como manter o ambiente seguro no quarto do bebê?

Segurança é tudo o que precisamos para o quarto do bebê, afinal ele é nosso bem mais precioso e não queremos que nada de mau aconteça com ele.

Para manter o espaço seguro escolha por móveis com cantos arredondados, para evitar acidentes. Se possível utilize aqueles protetores de tomada, principalmente quando o bebê começar a engatinhar e andar.

Outra maneira de garantir a segurança é instalando redes de proteção nas janelas e varandas, quando houver, principalmente nas fases em que o bebê está explorando o mundo e começará a subir em tudo.

A Carolina Baby te acompanha durante toda essa jornada!

Ufa! São tantos detalhes que parece que a gente vai ficar perdida em meio a tantas informações, não é? Por isso é fundamental contar com fornecedores de móveis de qualidade e segurança, para não ter que se preocupar.

A Carolina Baby é expert no assunto e vem há anos levando conforto e qualidade para a vida de milhares de famílias, porque nosso propósito é esse: estar presente nos momentos mais importantes da vida de seus filhos, levando amor, carinho e segurança para o seu desenvolvimento.

Confira os melhores produtos da Carolina Baby e encante-se com as opções que temos para dar vida ao quarto dos sonhos do seu bebê.