A leitura infantil é uma ótima atividade para exercitar a imaginação dos pequenos, além de contribuir com o desenvolvimento das crianças. Introduzir o hábito da leitura na infância pode trazer diversos benefícios para os pais e filhos.
Agora você deve estar se perguntando como fazer isso, não é? Nós sempre imaginamos que nossas crianças jamais ficarão sentadas apreciando páginas e páginas de um livro. Mas a verdade é que isso é possível e mais simples do que imaginamos.
A Carolina Baby preparou um conteúdo cheio de informações e dicas sobre a leitura infantil. Confira!
Existem diversas vantagens da leitura infantil que já ouvimos falar algum dia, como a ampliação do vocabulário e um rápido desenvolvimento da compreensão do sistema de escrita. Mas existem outros benefícios que também são essenciais para os pequenos.
Quando a leitura infantil é introduzida, as crianças passam a expandir seus conhecimentos sobre o mundo através das histórias, sejam elas ficções ou não. Isso contribui com a formação do senso crítico e dos valores éticos da criança.
Além disso, os pequenos passam a compreender melhor seus sentimentos e emoções e a comunicá-los de forma mais clara, já que a leitura contribui para a organização dos pensamentos.
E claro, a leitura na infância estimula a criatividade, curiosidade e imaginação.
A leitura infantil pode começar antes mesmo do primeiro aninho da criança. Calma, seu pequeno não precisa ser superdotado e já saber ler com 6 meses. O incentivo à leitura aqui acontece através do toque da criança em um livro de plástico, tecido, ou com outro tipos de textura.
Livros coloridos e com figuras podem atrair a atenção dos pequenos e fazer com que eles sozinhos consigam criar uma relação com as páginas.
Neste momento, é interessante que os pais também participem da leitura, representando as vozes e gestos das figuras presentes nos livros.
A partir do primeiro e segundo ano de vida da criança, os pais podem explorar o momento de contar histórias, sempre fazendo uso de vozes diferentes, emoções e gestos. Este pode ser um ótimo momento para fortalecer os laços com os filhos.
Entre os 3 e 6 anos, a leitura pode contar com a ajuda dos pequenos a partir de comentários e até mesmo a criação de uma continuidade para a história a partir da própria criatividade.
Dos 6 anos em diante, os pequenos já estão começando o processo de alfabetização. Nesse momento a criança já tem mais autonomia para a leitura, mas os pais podem continuar acompanhando com ajudas, incentivos e encorajamento.
Converse com a criança sobre o que ela está lendo, se interesse pelas histórias e troque experiências de leituras com ela. Lembre-se sempre que a leitura na infância deve ser um processo natural e não um fardo ou uma obrigação, caso contrário, será uma péssima experiência.
Para contribuir com a leitura infantil, alguns gêneros são mais indicados, afinal, não queremos assustar as crianças com um artigo científico para incentivar à leitura, certo? Aqui vão algumas indicações de gêneros!
As fábulas são histórias protagonizadas, na maioria das vezes, por animais ou objetos e terminam sempre com uma lição moral. As histórias são curtas e contribuem com o desenvolvimento infantil e a criação de valores morais dos pequenos.
Os contos são narrativas curtas que apresentam conflitos entre os personagens. Este gênero contribui com o senso crítico e ajuda as crianças a identificarem sentimentos e emoções.
Aqui vale puxar a sardinha para o nosso folclore brasileiro! As lendas são histórias populares que tratam de seres mágicos ou sobrenaturais, muitas vezes utilizado para explicar fenômenos da natureza. Neste gênero também se encaixam as histórias de deuses gregos.
As lendas e os mitos são ótimos para exercitar a imaginação das crianças.
Para contribuir ainda mais com a sua jornada de incentivo à leitura infantil, a Carolina Baby separou algumas dicas de livros que não podem faltar na estante dos pequenos.
O livro apresenta a música “Banho é Bom”, conhecida por ser apresentada no Castelo Rá-Tim-Bum! A leitura pode acompanhar a música durante o banho. Um momento delicado para algumas crianças pode se tornar divertido com este livro.
As páginas de “O cabelo de Lelê” contam a história de uma garotinha que não gosta do próprio cabelo, cheio de cachinhos. Mas sua relação com os fios muda após ela encontrar cabelos como o dela nos livros que contam a história da beleza e herança africana.
O livro conta a história de Orion, um menino que sente muito medo do escuro, até que um dia ele se cansa e, com a ajuda de um amigo inesperado, vive uma aventura durante a madrugada.
Zezito é um passarinho capturado por um menino que amava armar arapucas. Ele é levado para São Paulo e passa a viver em uma gaiola com conforto, água e comida farta! Tudo muda quando o menino decide levar Zezito de volta para a fazenda para passar as férias.
O livro reúne a Turma da Mônica para contar aos pequenos como o folclore está presente no nosso dia a dia e é importante para a história brasileira com cantigas, brincadeiras e acalantos que atravessam gerações.
A Carolina Baby sabe da importância da leitura na infância e acredita no poder dela para o desenvolvimento infantil. Acesse nossa página e fique por dentro de outros conteúdos educativos!