As estrias são o grande tormento das gestantes. Essas lesões formadas pelo estiramento da pele e alterações hormonais são bastante comuns durante a gravidez, principalmente no abdômen. Contudo, também podem aparecer na região das coxas, glúteos, mamas e braços.
Existem dois tipos de estrias, as iniciais e as tardias. As iniciais possuem aspecto mais avermelhado, enquanto as tardias são caracterizadas assim após a cicatrização, com cor esbranquiçada.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você evitar ambas as estrias e não se preocupar com isso na sua gravidez. Continue a leitura e confira o conteúdo que o blog da Carolina Baby preparou!
Os hormônios da gravidez também podem causar o aparecimento de estrias. Isso acontece devido ao aumento dos níveis de hormônios que deixam as fibras da pele suscetíveis a lesões causadas pelo estiramento.
Algumas mulheres possuem maior propensão ao aparecimento de estrias. Os casos mais comuns são genéticos, aumento de peso, idade, mulheres mais jovens e falta de cuidado com a pele.
A boa notícia é que existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar o surgimento de estrias ou ao menos controlá-lo. Acompanhe!
Hidratar a pele diariamente é essencial em todas as fases da vida. Durante a gravidez, a hidratação diária é ainda mais importante para evitar o surgimento de estrias. O uso de hidratantes duas vezes ao dia, principalmente no último trimestre da gravidez, é ideal.
No entanto, é fundamental destacar a importância de encontrar hidratantes para gestantes, já que alguns cremes possuem componentes contra indicados para grávidas.
Assim como os cremes hidratantes, o uso dos óleos para hidratação também é ótimo para prevenir estrias!
Quando aliado à massagem, os efeitos do óleo podem ser potencializados. Vale lembrar que as massagens devem ser realizadas com movimentos circulares de baixo para cima.
Atividades físicas leves, liberadas pelo médico, podem reter a elasticidade da pele e melhorar a circulação do sangue no corpo, que consequentemente ajudam na prevenção das estrias.
A alimentação também é aliada das gestantes. Porém, antes de citarmos os alimentos que previnem estrias, é fundamental destacar a importância do consumo de água durante a gravidez para manter o corpo hidratado.
Agora vamos lá! Alimentos ricos em vitaminas C e E são essenciais não apenas para evitar estrias, como também para uma gestação saudável e equilibrada. Frutas cítricas, folhas escuras, lentilha e nozes são alimentos que estimulam o colágeno e fornecem vitamina C ao corpo.
Em alguns casos as estrias persistem durante a gravidez. Nessas situações, é possível realizar um tratamento a laser, após o parto, para melhorar o aspecto da pele.
O laser fracionado não ablativo aquece a pele, estimulando o colágeno e melhorando a estria. Em estrias iniciais, o laser pode fazer com que as estrias sumam completamente. No caso das tardias, o laser diminui o aspecto das linhas.
A Carolina Baby acredita que cuidar dos detalhes é um ato de amor. Dessa forma, disponibilizamos diversos conteúdos no blog para contribuir com uma gestação saudável. Acesse a nossa main page e confira.