Faça o seu cadastro em nossa newsletter!

Barriga de grávida: como evitar toques indesejados

grávida sentada mostrando a barriga

Tocar na barriga de grávida: um ato que pode ser irresistível e inofensivo aos curiosos de plantão, para as futuras mamães pode ser um momento de bastante incômodo e até invasivo, se elas não derem permissão.

É muito comum que as pessoas fiquem encantadas ao verem uma barriga de grávida e, muitas vezes, acabam tocando, como um gesto de carinho e admiração.

Mas, é importante saber que você, mamãe, tem o direito de se sentir confortável e proteger seu espaço pessoal durante a gravidez e momentos que antecedem a maternidade. Não permitir que outras pessoas toquem em sua barriga não significa que você seja antipática, mas sim que está exercendo sua autonomia sobre seu próprio corpo e impondo limites.

Em dúvida sobre como fazer para evitar esses constrangimentos e como falar, com jeitinho, para que as pessoas entendam? Fique com a gente, porque este é o assunto de hoje.

Por que não tocar na barriga da grávida?

Não há uma regra rígida em relação a isso, tudo vai depender de como a futura mãe se sente ao interagir com outras pessoas e da confiança que tem nelas. Entretanto, há algumas razões pelas quais não se indica tocar a barriga de uma grávida e que vale a pena prestar atenção.

Em primeiro lugar, o corpo de uma mulher é uma parte íntima e pessoal de sua identidade, e ela tem o direito de decidir quem tem acesso a ele, não é mesmo?

Além disso, muitas mulheres se sentem invadidas quando outras pessoas tocam em sua barriga, e isso pode causar ansiedade ou estresse desnecessário, prejudicando a saúde e bem-estar da mamãe.

Conversar sobre isso é sempre a melhor solução

“Mas Carol, como posso lidar com essa situação caso me sinta desconfortável?”

Nossa primeira dica é o diálogo aberto sobre o assunto. É muito importante, mamãe, que você seja firme e clara sobre seus limites com as pessoas. Se precisar diga “não me toque, por favor” – pode parecer rude, mas é o jeito mais direto de começar a falar a respeito. Continue dizendo porque essa atitude a incomoda, deixando tudo claro entre as partes.

Uma outra maneira é sempre manter as mãos na barriga, quando perceber que as pessoas estão se aproximando. É um jeito singelo de demonstrar que não quer que a toquem.

Há quem prefira métodos mais divertidos como usar camisetas com os escritos “não toque, bebê a bordo”, para dar o recado já no look. Se você reparar que muitas pessoas inconvenientes estão vindo até você, peça ajuda dos seus amigos e familiares para evitar que elas se aproximem.

Lembre-se de que você não precisa mudar quem você é, suas roupas e nem o que você considera melhor para você e seu bebê. O diálogo sempre é uma ótima solução para evitar constrangimentos e viver com muito amor e alegria a espera pela chegada do bebê.

Prepare-se para a maternidade com a Carolina Baby

Navegue pelo Blog da Carol e veja mais artigos como este, com dicas e bate-papos importantes sobre os mais diversos assuntos relacionados à maternidade.

E, claro, não deixe de visitar o site da Carolina Baby, com os móveis mais lindos, encantadores e seguros para quem já está pensando em montar o quartinho do bebê. Nos vemos no próximo post!