Faça o seu cadastro em nossa newsletter!

8 principais dúvidas que toda grávida precisa saber

duvidas-que-toda-gravida-precisa-saber

A gravidez é um momento único na vida da mulher. Contudo, também é um período de muitos questionamentos, já que tudo é novo para as gestantes, principalmente para as mamães de primeira viagem. Mas existem algumas dúvidas que toda grávida precisa saber.

Pensando nisso, a Carolina Baby preparou um conteúdo com informações sobre o que saber na gravidez e algumas curiosidades da gestação. Acompanhe!

O que saber na gravidez?

Existem algumas informações que precisam ser passadas para a gestante assim que os dois tracinhos aparecem no teste de gravidez. A mais importante delas é procurar por um profissional adequado para realização de exames e acompanhamento da gestação, o famoso pré-natal.

A partir disso, outras dúvidas sobre gravidez também surgem com o passar dos dias. A realização de atividades cotidianas podem precisar de algumas mudanças ou até mesmo uma pausa por alguns meses. Confira algumas curiosidades da gravidez!

1. Quais são as fases da gravidez?

O período de gestação é normalmente dividido em trimestres. Os primeiros três meses são delicados, já que é o momento em que a mulher descobre a gravidez e que algumas mudanças começam a acontecer no emocional e no corpo como enjoos, vômitos e sonolência excessiva.

O segundo trimestre é considerado o mais tranquilo de todos. Neste período a barriga fica mais visível e o médico pode ouvir os batimentos cardíacos do bebê. Os enjoos costumam melhorar nesta fase e o apetite aumenta.

Os últimos três meses representam a reta final da gravidez. Neste momento a gestante passa a sentir mais desconfortos físicos como dores na lombar, cãibras e sensibilidade dos seios. A ansiedade para o parto também cresce. A fase pede pausas e descansos para a mamãe.

2. O que não posso comer durante a gestação?

A alimentação das gestantes possui algumas restrições. É indicado que a mulher evite o consumo de cafeína, álcool, açúcar em excesso, além de peixes e legumes crus que possuem maiores chances de contaminação.

3. Posso fazer atividade física grávida?

Pode! Inclusive, a prática de atividade física leve na gestação contribui para o bem-estar da mamãe e do bebê. A endorfina liberada pelos exercícios faz bem para o psicológico da gestante, além de deixá-la mais disposta. Atividades como yoga e pilates também são ótimas para fortalecer a região pélvica.

É importante destacar a importância de consultar um médico antes da realização de qualquer atividade física. Cada gestação tem suas especificidades e só um profissional pode liberá-la para a prática segura.

4. Vou ficar inchada?

O inchaço no corpo da mulher grávida é normal e até mesmo esperado, principalmente nos últimos meses da gestação. Contudo, caso este inchaço seja excessivo e gere desconforto, é importante consultar o seu médico para se certificar de que está dentro da normalidade.

5. Posso ter relações sexuais na gravidez?

As relações sexuais na gestação são permitidas, com exceção dos casos de gravidez de risco, onde pode haver a possibilidade de parto prematuro ou até mesmo aborto. Em gestações seguras, a prática é liberada e pode ser benéfica, já que contribui com a liberação de hormônios que promovem o bem-estar.

6. Qual a melhor posição para dormir?

À medida que a barriga cresce, as gestantes podem sentir desconfortos ao dormir. Uma opção confortável é deitar de bruços para o lado esquerdo com a perna esticada e a direita dobrada. O uso de um travesseiro para apoiar a barriga evita dores musculares.

Dormir de costas deve ser evitado pela mãe, devido ao aumento do risco de morte do bebê. A posição comprime um vaso sanguíneo responsável pelo trânsito do sangue até o coração, podendo interferir na oxigenação da mãe e do bebê.

7. Quando vou sentir o bebê mexer?

Este é sem dúvida um dos momentos mais esperados pelas gestantes. Geralmente, é possível sentir o bebê mexendo a partir do segundo trimestre da gestação, mais precisamente por volta da 16ª semana.

8. Como evitar estrias?

O terror das gestantes, as estrias acontecem por causa do estiramento da pele durante a gravidez. Para evitá-las é necessário hidratar a pele diariamente e consumir bastante água.

Aproveite as fases da gravidez

Agora que você já tirou as dúvidas que toda grávida precisa saber, aproveite para curtir este momento único da vida da gestante e da família.

A Carolina Baby sabe da importância deste período e também do que vem pela frente. Acesse nosso blog e confira outros conteúdos preparados com amor para sua família.