O DIU é um método contraceptivo bastante utilizado pelas mulheres e vem se tornando cada vez mais popular. É comum ouvirmos sobre o assunto em rodas de amigas, mães e mulheres que cada vez mais optam por experimentar esse método.
Mas é claro que antes de escolher o DIU como contraceptivo ideal para você, é necessário procurar um médico e fazer um acompanhamento com exames completos.
Afinal, cada corpo é diferente um do outro e pode se adaptar ou não ao dispositivo intrauterino. Se você está em busca desse método contraceptivo, a Carolina Baby vai te mostrar cinco fatos que você precisa saber sobre o DIU!
Como funciona o DIU? O dispositivo intrauterino é caracterizado por ser um método contraceptivo em formato de “T” ou “pata de cavalo” e é adicionado através de uma microcirurgia na cavidade uterina da mulher.
Sua duração pode variar entre 5 a 10 anos e atua como um bloqueio da entrada de espermatozóides. É indicado para mulheres que já iniciaram sua vida sexual e buscam a prevenção contra gravidez.
Existem três tipos de DIU: cobre, prata e o hormonal. Todos têm funcionamento distinto e são feitos de composições não similares, o que é muito positivo, pois permite que a mulher busque soluções diferentes em que possa se adaptar.
O DIU de cobre e de prata são ótimas opções para mulheres que não querem utilizar hormônios. Sua durabilidade é de cerca de 10 anos.
Já o hormonal tem um tempo de duração um pouco menor, com o prazo de cinco anos e é recomendado para mulheres com problemas como endometriose e miomas.
Você sabia que as vantagens do DIU vão muito além da prevenção dá gravidez? Sua função pode servir para questões como redução de cólica, anemia, e regularização do ciclo menstrual, além de sua eficácia ser de 99%.
Para as mamães de plantão que se interessam por esse método contraceptivo, a grande vantagem é que o DIU pode ser usado durante a amamentação sem afetar o bebe ou a mulher.
Além disso, é interessante lembrar que ele não atrapalha na questão da fertilidade.
Mesmo tendo inúmeras vantagens, vale lembrar que o DIU é um dispositivo que pode não se adaptar ao seu corpo e trazer desvantagens como: aumento de fluxo menstrual, sangramentos prolongados e infecções.
É recomendável prestar atenção caso essas situações ocorram com frequência. Caso persista, não deixe de procurar um médico.
Nossa maior preocupação é o zelo com você e sua família, pois acreditamos que a saúde deve vir em primeiro lugar.
Aproveite para conferir outros conteúdos relacionados a saúde e bem-estar em nosso blog. Acesse a página inicial e saiba mais!