Como ajudar as crianças na adaptação escolar? Sabemos o quanto é emocionante e, ao mesmo tempo, desafiador acompanhar os primeiros passos dos nossos pequenos quando chega a idade escolar, não é mesmo?
A adaptação escolar pode ser uma fase difícil tanto para as crianças quanto para os pais, afinal, é uma nova rotina, um novo ambiente, novas pessoas e, para muitas crianças, pode ser uma separação inesperada dos pais que até então eram seus principais cuidadores.
É natural sentir um pouco de medo e insegurança no início, mas não se preocupe! Com carinho, paciência e algumas dicas que vamos compartilhar aqui, você pode ajudar seus filhos a se adaptarem à nova rotina de forma tranquila e feliz.
Veja as dicas do Blog da Carol para te ajudar a tornar essa fase mais leve e gostosa para os pequenos.
Num geral, a ida para a escolinha pela primeira vez pode causar uma sobrecarga emocional nas crianças, principalmente por precisarem se acostumar com muitas mudanças ao mesmo tempo.
A primeira grande dificuldade é a separação dos pais, já que os pequenos não estão acostumados a ficar longe da família e isso pode causar um pouco de medo e ansiedade, sem essa sensação de proteção.
Além disso, a escola é um ambiente desconhecido, com regras diferentes e rotinas que elas ainda não estão familiarizadas e que causam desconforto. Nessas horas acontece o famoso “choro na hora de dar tchau”, é a forma dela comunicar que algo está errado.
Vale a pena prestar atenção no comportamento dos pais também, viu? Quando a família está muito insegura e ansiosa, a criança acaba percebendo esses sentimentos e também pode ficar mais apreensiva.
A presença dos pais é bastante importante neste processo. Uma dica valiosa é conversar com outros pais que já passaram por essa experiência e compartilhar histórias e dicas úteis. Além disso, participar das atividades escolares em família, quando possível, é uma ótima oportunidade para conhecer a escola e seus funcionários, além de fortalecer os laços familiares.
Ah, vale a pena também pedir ajuda aos professores, eles estão ali para ajudar e podem fornecer informações sobre a dinâmica da sala de aula e como seu filho está se adaptando. Continue acompanhando as dicas!
Converse com os pequenos sobre o assunto, explicando sobre as coisas legais que poderão aprender, sobre as atividades novas que vão fazer como colorir e conhecer números e letras.
Conforme os dias forem passando, sempre abra um espaço para entender como ele está se sentindo e pergunte sobre como foi o dia, estimulando os bons aprendizados.
Deixe a criança participar do processo, tanto na escolha dos materiais escolares quanto na organização da mochila e do uniforme, isso pode ajudar a amenizar as barreiras, tornando o momento gostoso.
Para os mais novos, vale a pena colocar um item pessoal na mochila, que lembre a casa, sabe? Um brinquedinho, uma almofada… algo que remeta ao conforto do lar e que mostre que elas estão seguras.
É importante conversar com a escola sempre que puder, principalmente nos primeiros momentos, informando tudo o que sentir que é relevante para tornar o processo de adaptação mais fácil.
Vale a pena visitar a escola antes de começar as aulas para conversar pessoalmente, mas também manter o diálogo sempre aberto durante o ano letivo, fazendo uma via de mão dupla para informar qualquer mudança que impacte no comportamento na escolinha.
Conte com a Carolina Baby para se preparar para todas as fases de desenvolvimento do seu filho, desde antes do seu nascimento. Não deixe de acompanhar o blog da Carol com artigos sobre maternidade, desenvolvimento infantil e muito mais!